Muita da aplicação do Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001, passa pela interpretação da norma ISO 9001 de 2015, na Fonseca Santos & Associados, para além das nossas valência enquanto Advogados, procuramos acrescentar valor com as competências de gestão que dispomos na equipa. Assim, caso queira implementar o ISO 9001, contacte-nos através do e-mail geral@fslegal.pt.

O que é o ISO 9001?

O ISO 9001 é uma norma internacional de gestão da qualidade de uma empresa.Materia de madeira - Advogado com implementação de ISO 900

Mais de 1 milhão de organizações – desde micro, PME a grandes empresas – das mais variadas indústrias, têm obtido a certificação da implementação do ISO 9001, a qual assegura que as mesmas estão comprometidas com elevados padrões de qualidade, nomeadamente ao nível dos seus produtos e serviços prestados, das expectativas e da satisfação dos seus clientes, procurando melhorar a sua gestão e processos de forma continuada, cumprindo com a legislação em vigor.

Qual a função da ISO 9001?

A implementação da ISO 9001 traz inúmeras vantagens competitivas para a sua empresa. Através desta norma, uma organização:

  • Aumenta a credibilidade no mercado;
  • Demonstra estar comprometida com a qualidade dos seus produtos e serviços;
  • Capacita-se para candidatar a concursos públicos, concursos internacionais;
  • Tem um enfoque na satisfação e na experiência dos seus clientes, estando melhor preparada por outro lado para gerir eventuais reclamações de clientes;
  • Faz uma correcta gestão documental;
  • Está focada na melhoria permanente da qualidade da sua gestão e na eficiência dos seus processos, reduzindo custos desnecessários;
  • Demonstra que adopta as melhores práticas internacionais de gestão;
  • Cria uma cultura no seio da organização de análise e gestão de riscos internos e de preocupação por uma melhoria contínua;
  • Capacita-se para responder a solicitações de clientes com exigências de certificação.

A ISO 9001 é para muitas empresas, nomeadamente as de média e grande dimensão, uma exigência para que se seja listado como fornecedor ou prestador de serviços. Pelo que, sem esta implementação e certificação será muitas vezes difícil iniciar parcerias comerciais.

Como obter a certificação?

Existem diversas entidades acreditadas como organismos de certificação de sistemas de gestão, e que poderão desta forma certificar a implementação do ISO 9001 na sua empresa.

Na Fonseca Santos & Associados, temos uma equipa experiente que acompanha a sua empresa no processo de implementação do sistema de gestão da qualidade.

Este processo de implementação é composto tipicamente por diversas fases, começando por uma fase inicial de diagnóstico da situação actual da empresa, pela implementação do sistema de qualidade, e posterior controlo e auditorias com o intuito de preparar a organização para o processo de certificação.

Qual é o tempo de Implementação?

A implementação do sistema de gestão da qualidade ISO 9001 poderá variar significativamente com base nas exigências e dimensão da sua organização, nomeadamente, do número de colaboradores, da diversidade de processos e dos serviços prestados.

Regra geral, para uma estrutura de uma empresa PME, a ISO 9001 poderá ser implementada num prazo que poderá rondar os 5-7 meses.

 

Caso esteja interessado em implementar um sistema de gestão da qualidade no seu negócio, desenhado para as exigências do seu ramo de actividade, contacte-nos já através do e-mail geral@fslegal.pt